
Por que a Educação Financeira é tão importante?
Os jovens são inseridos cada vez mais cedo em situações de consumo, que, além disso, influenciam os hábitos familiares.
É por isso que o projeto Banco+ busca fornecer ferramentas para que os alunos possam desenvolver a consciência financeira e ter uma base que os ajude nas tomadas de decisão relacionadas ao consumo.
Discutir educação financeira na sala de aula faz com que os estudantes pensem em seus hábitos cotidianos e ajuda a criar um uso equilibrado de seus recursos.E mais: ajuda na gestão do orçamento familiar, uma vez que o aluno leva esse conteúdo para casa.
Finança agora fazendo parte da grade de ensino: A abordagem do tema aumentou com a criação da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), que orienta a inclusão de tópicos relacionados a finanças na grade de ensino das escolas.
A Educação Financeira foi acrescentada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com atividades interdisciplinares, reforçando sua importância na formação de cidadãos.
Para atender a essas demandas, o projeto BANCO+ discute a Educação Financeira englobando conceitos, princípios e valores que movimentam discussões de acordo com cada faixa etária.
